Post ExO Impacto e a Importância da Construção Civil no Brasil Copy

O Brasil, como os demais países em desenvolvimento, tem uma grande carência de infraestrutura e moradia. Apesar dos altos e baixos da economia, o impacto da construção civil tanto no PIB quanto na geração de empregos é muito grande. Por este motivo, nós da construção civil, temos um importante papel no desenvolvimento do Brasil.

Como que o nosso setor impacta e alavanca o desenvolvimento do nosso país é o tema deste artigo. Serão apresentadas informações para você se contextualizar neste cenário e poder se posicionar de uma forma melhor. Além disso, trarei dados da construção civil e algumas projeções de especialistas.

Junto às atividades da construção civil existe também o impacto da extração de matéria prima, utilização de energia e geração de resíduos. Apresentarei maneiras de reduzir este impacto. Por fim, apresentarei a você previsões do consumidor de imóveis, novos meios e conceitos construtivos e maneiras de você poder aproveitar melhor as possibilidades.

Quais os Impactos Positivos na Construção Civil

A construção civil é, sem dúvida, um dos setores que mais gera emprego no mercado e impacta a economia. Os números dos últimos anos apontam para um cenário instável, mas com melhora gradativa nos próximos anos.

Geração de empregos

Como sabemos, a construção civil é um dos grandes motores da nossa economia. Segundo o Estadão, em 2019 a construção civil representava 6,7 milhões de postos de trabalho. Isso era o equivalente a 7,3% de todos os empregos no Brasil. Ou seja, um a cada 14 pessoas empregadas, uma trabalha na construção civil.

O setor sofreu baixa durante a pandemia de Covid-19, o que resultou em mais de 12 milhões de pessoas desempregadas. No entanto, no começo de 2022, a construção civil começou a dar sinais de recuperação com um crescimento de 150% na geração de empregos em relação a 2021.

dois homens trabalhando na construção civil

Como você pode perceber, um grande impacto da construção civil é a geração de postos de trabalho. Infelizmente, muitos postos de trabalho gerados ainda são informais (mais de 40% eram informais em 2017, segundo a CBIC). Este fator ocorre pela baixa fiscalização em certas áreas e pela alta disponibilidade de mão de obra sem qualificação.

Por conta disso, a construção civil em geral exerce um papel social. No entanto, ainda temos que evoluir no sentido de possibilitar o desenvolvimento profissional dentro deste contexto. Apesar das políticas públicas de qualificação profissional existirem, muitos trabalhadores a desconhecem ou não tem condições de aproveitar estas oportunidades.

Muitas empresas deixam de investir ou incentivar a formação profissional por conta do receio de perder o profissional após o investimento. Por isso, precisamos criar mais mecanismos que tragam confiança às empresas em investirem na capacitação de suas equipes. Desta forma o mercado como um todo poderá se desenvolver e produzir mais.

Impacto na Economia

Semelhante a geração de empregos, o impacto do nosso setor na economia representou em 2017, segundo o FIBRA, 6,2% do PIB. Isso equivale a cerca de R$ 322 Bilhões e coloca a construção civil entre os 6 principais motores da nossa economia, juntamente com agricultura, energia, mineração e outros. Mas o que faz com que o setor cresça ou diminua?

Contudo, com o advento da pandemia de Covid-19, o PIB teve queda de 6,3% em 2020 e apresentou crescimento de 9,7% em 2021. Isso aponta para um cenário otimista nos próximos anos.

Existem alguns fatores que interferem diretamente no crescimento da construção civil. Dentre eles estão:

  •         Taxa de juros
  •         Estabilidade econômica do país
  •         Investimentos de estrangeiros
  •         Investimentos públicos em infraestrutura
  •         Investimentos e incentivos públicos para moradia

Investimentos Estrangeiros

Outro fator importante para o qual a estabilidade econômica contribui é o de investimentos de estrangeiros. Em um contexto político-econômico estável, a nossa grande economia e população numerosa são bons atrativos para investimentos internacionais. Quanto menor for o nosso índice risco-país (EMBI) mais atrairemos estes investimentos.

Embora estejamos vivendo uma instabilidade econômica devido à crise mundial, o Brasil está conseguindo atrair investimentos. Isso acontece porque a instabilidade gera valorização da matéria-prima, o que pode ser interessante para investidores.

Investimentos Públicos em Infraestrutura

Os nossos governos, como praticamente todos os governos no mundo, são responsáveis por gerir direta ou indiretamente boa parte da infraestrutura pública. Isso inclui rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, sistemas de energia etc. Através de concessões, privatizações e parcerias público-privadas, esta gestão tem se tornado mais eficiente.

No entanto, as iniciativas para grandes investimentos em infraestrutura geralmente partem de políticas públicas que incentivam tais investimentos. Neste contexto, me refiro a obras de grande porte que são capazes de gerar muitos empregos e com isso aquecer a economia.

área urbana com setor marítimo, pontes e trens

Quando bem geridos, tais investimentos têm um impacto muito positivo no país não só através da geração de empregos. Com uma melhor infraestrutura, conseguimos reduzir os custos de transporte e energia, por exemplo, e aumentar a produtividade do país como um todo.

A pandemia de Covid-19 afetou os investimentos em infraestrutura que começam agora a demonstrar sutil aumento.

Investimentos Públicos em Moradia

Outra relação que o governo tem com a construção civil é por meio de investimentos e incentivos às moradias. Existem linhas de crédito onde o governo utiliza dinheiro público para subsidiar e com isso disponibilizar à população condições melhores para adquirir um imóvel.

Por um lado, estes incentivos aumentam a oferta de imóveis para moradia a curto prazo. No entanto, a médio e longo prazo o resultado destes incentivos gera uma menor inovação na busca de tecnologias mais eficientes para se construir. Isso pode ser um dos fatores que a nossa construção tem feito poucas grandes invasões.

É um equilíbrio complexo de se atingir quando se busca resolver o problema de moradias. Nós como engenheiros e gestores de construtoras temos um papel protagonista na utilização e no desenvolvimento de novas tecnologias que tornem o nosso setor mais eficiente. Contar com incentivos governamentais nem sempre é sustentável.

Além destes fatores, a construção civil industrial também exerce um importante fator no crescimento da economia. Investimentos nesta área são indicadores de uma economia crescente, mais geração de empregos fixos e projeção de aumento de demanda no mercado interno ou externo.

Inscreva-se e receba nossas noticias